Fuvates

Norteadores estratégicos & Horizontes de negócio

Lajeado

2022

São 45 anos de história e transformação na Univates. O que iniciou como uma faculdade, se tornou uma universidade e hoje conta com mais 3 unidades de negócio: Unianálises, Faculdade de Nova Mutum e Saúde Univates - todas mantidas pela Fuvates. Após tantas expansões, a mantenedora identificou que era momento de revisar o que já existe e formular os norteadores estratégicos de todos os negócios.

O Desafio

Resgatar a essência de uma organização com tantos anos de história, compreender quais foram os efeitos catalisadores para chegar nos contextos de negócios atuais e desenhar os horizontes de trabalho para os próximos três anos das unidades foram os nossos principais desafios. Além disso, havia outra camada de complexidade no projeto: mediar encontros com mais de 50 envolvidos, além de ser um projeto com impacto em 5 mil colaboradores e na comunidade da região do Vale do Taquari no Rio Grande do Sul.

A Solução

Encontrar um ponto em comum para todas as unidades de negócio, de início, pareceu uma missão bastante desafiadora. No entanto, ficou evidente o alinhamento e a opinião em comum entre as pessoas sobre quais são as inquietudes, a cultura e o que move a organização.

Em dois dias de imersão, convidamos colaboradores e conselheiros externos da comunidade a construírem em conjunto o propósito único de todas as unidades de negócio. 5 grupos de 10 pessoas cada chegaram em soluções diferentes, mas a essência do conteúdo sempre se mantinha a mesma. A partir disso, identificamos que o papel do nosso estúdio estava em transformar o material em uma frase autêntica, de impacto, que representasse todos os negócios e de fácil memorização.

Encerrando esse primeiro momento, partimos para o desenho dos horizontes da Univates, Faculdade Nova Mutum, Unianálises e Saúde Univates para os próximos 3 anos de trabalho.

Aplicamos a metodologia 3 Horizontes (Three Horizons), a qual é utilizada para alinhar ações estratégicas. Essa é uma maneira de mapear cenários e contextos que a empresa está e definir ações para alcançar o tão desejado futuro - simulando possíveis perdas de relevância dos serviços ofertados e como superar essas mudanças, seja reinventando o negócio ou com a criação de novos produtos.

Ao total foram 24 encontros, onde organizamos uma linha do tempo com mais de 50 extensos projetos para serem aplicados pelos times de cada unidade nos ciclos de trabalho dos anos de 2023, 2024 e 2025.

Vamos falar sobre o seu projeto!

Deixe o seu contato e prometemos que o mais breve possível conversaremos com você! :)

  • Identidade visual
  • Conceito de marca
  • Design gráfico
  • Site
  • Alinhamento estratégico
  • Norteadores e propósito
  • Facilitações de processos criativos
  • Modelo de negócio
  • Pesquisa de mercado
  • Jornada do usuário
  • Projeto de cultura

Obrigado!

Em breve retornaremos seu contato.