Yapoli

Branding & Cultura de marca

São Paulo, Brasil

2022

Yapoli é uma startup de tecnologia criada para transformar a gestão de ativos digitais no mundo corporativo com visão focada na indústria 4.0. Atualmente, recebeu aporte da Darwin Startups e Bossanova Investimentos e também é uma das 100 startups mais promissoras do Brasil em 2022 e uma das líderes em open innovation no Brasil - segundo o ranking 100 Startups to Watch 2022 e a plataforma 100 Open Startups, respectivamente.

O Desafio

Quando recebemos o briefing de fortalecer a marca no mercado e marcar um novo momento, após o aporte de investimentos, entendemos que precisávamos atender, principalmente, quatro expectativas na entrega final: Posicionar e construir a proposta de valor de uma marca B2B que conversasse com diferentes públicos de interesse e tomadores de decisão em grandes organizações; Construir uma narrativa que conectasse o produto com o nome da empresa; Elaborar um tom de voz proprietário para marca que pudesse ser aplicado em diversos contextos (desde assessoria de imprensa, materiais de cultura e até a linguagem dentro da plataforma do produto); Analisar os principais concorrentes do mercado e construir uma identidade visual que trouxesse mais ousadia e mostrasse que a Yapoli era uma marca destemida.

A Solução

"Destemida, adaptável, transformadora e parceira. A melhor parceria para implementar e a forma mais segura de gerenciar seus ativos digitais."

Com essa proposta de valor e com esses atributos de marca construímos a nova identidade verbal e visual da Yapoli para conversar com diferentes públicos de interesse B2B e tomadores de decisão em grandes organizações.

O tom de voz se apropriou de arquétipos de marca e trouxe uma “modulação de voz” própria para cada contexto de comunicação. A identidade visual foi composta por um símbolo em formato de cubo que representa o “ambiente” da plataforma e os ativos digitais, trazendo a ideia de “centralizando para descentralizar” proposta pela empresa. E o lettering foi inspirado nessa mesma forma geométrica onde cada letra foi desenhada buscando suavizar os traços retos e ângulos pontiagudos.

Para marcar o novo momento da Yapoli, também conduzimos uma etapa essencial: o rito de implementação do rebranding com a equipe completa. Nos reunimos, em três encontros, com os Yapolinos (como carinhosamente a equipe é chamada) para conversar sobre como o projeto reverbera na cultura. Buscamos entender se representava o que a empresa é e coletamos feedbacks sobre a construção. A partir disso, mapeamos como poderia ser construída a jornada de onboarding de novas pessoas - para propor a melhor experiência desde o primeiro contato com a empresa.

Vamos falar sobre o seu projeto!

Deixe o seu contato e prometemos que o mais breve possível conversaremos com você! :)

  • Identidade visual
  • Conceito de marca
  • Design gráfico
  • Site
  • Alinhamento estratégico
  • Norteadores e propósito
  • Facilitações de processos criativos
  • Modelo de negócio
  • Pesquisa de mercado
  • Jornada do usuário
  • Projeto de cultura

Obrigado!

Em breve retornaremos seu contato.