O mundo aumenta o enfrentamento ao impacto das mudanças climáticas e as empresas precisam ficar atentas às definições das agendas globais de ESG. Seja qual for a área do seu negócio, as ações do comércio exterior são importantes.
Em mais um avanço na agenda do Pacto Ecológico Europeu, a União Europeia proibiu o uso de microplásticos em todos os produtos produzidos e comercializados na Europa nos segmentos de cosméticos, materiais de construção, fertilizantes, medicamentos e instalações industriais.
Microplásticos são partículas minúsculas de plástico que não se degradam e uma vez inseridas no meio ambiente elas não podem mais ser extintas. O mais famoso dos microplásticos é o glitter, um dos materiais mais utilizados em produtos. Essa é uma resposta firme que a Europa emite para o mundo para fortalecer as atenções à crise climática.
E o seu negócio pode ser impactado como?
Diretamente, se de alguma forma sua empresa se relaciona com o mercado europeu e seus produtos utilizam microplásticos, será necessário rever todo o negócio para se adequar às novas diretrizes. Indiretamente, esse é um alerta para que o mercado comece a desenvolver ações sólidas de sustentabilidade. Se esse for o seu caso, precisamos falar sobre como o pilar de ESG é o mais forte aliado de uma empresa no atual e, principalmente, no futuro – cada vez mais próximo – cenário do mercado mundial.
A implementação de políticas de ESG demanda disposição porque é um processo contínuo e as empresas que não construírem pilares sólidos de ESG estão caminhando para sua extinção.
Com todas as agendas definidas e o mercado global se movimentando para um futuro mais sustentável, é imprescindível que seu negócio comece a desenvolver políticas de ESG em seu planejamento estratégico e, principalmente, em sua cultura de marca.