Se a sua empresa tem uma estratégia para ESG, algo foi entendido errado e esta pode ser a mudança de chave. 

23/10/2023

Você não leu errado! Se sua empresa pensa em ESG como uma estratégia, ela não entendeu o propósito dessa sigla. E antes de tudo eu vou te dizer o motivo: ESG são conjuntos de políticas e ações promovidas em todo o negócio, como um pilar, não uma estratégia. Esse é o erro de muitas marcas quando falamos de ESG. 

É muito comum encontrar empresas que usam o assunto somente como estratégia de marketing. Infelizmente, assumindo essa postura, elas ignoram o potencial de gerar valor para todo o negócio, para o planeta e para diferentes comunidades. 

Apesar de ainda ser um desafio medir o efeito das políticas de ESG em algumas empresas (lembre-se: ESG precisa ser mensurável!), estudos já mostram o aumento de benefícios financeiros para negócios que promovem políticas de ESG – influenciando diretamente a percepção de marca de uma empresa. 

ESG não é sobre iniciativas de sustentabilidade empresarial

ESG é para os negócios que entendem que para todos sobreviverem, ou seja, negócios e pessoas, é preciso construir futuros mais positivos. Não são estratégias voltadas para a  promoção da marca, mas ações sistemáticas na cultura de marca que ajudam a promover um futuro sustentável para o planeta. É a contribuição da marca para um mundo melhor.

Como consequência e de maneira orgânica, essas ações retornam positivamente para a reputação de  marca no mercado. O importante é entender que, apesar do efeito positivo para a imagem corporativa, as empresas precisam tornar essas ações seu diferencial competitivo para toda a sociedade.

Políticas sociais, ambientais e de governança são tópicos importantes em todo o mundo dos negócios e com o avanço das questões climáticas e dos movimentos sociais tornou-se uma agenda necessária para todo e qualquer negócio. E uma forma interessante de começar a promover o pilar de ESG na sua empresa é mapeando todo o negócio para avaliar as oportunidades de melhorias e adaptações.

Esse mapeamento pode envolver tanto as questões processuais, operacionais e de governança. É um verdadeiro olhar aprofundado para conhecer todo o ecossistema que envolve a sua empresa.
A partir desse mapeamento, você já pode realizar pequenas mudanças. Por exemplo, uma troca de fornecedor por outro que entrega um produto ou serviço com responsabilidade ambiental. São pequenas ou grandes ações diárias que contribuem para o desenvolvimento social e ambiental sustentável.

Vale lembrar que ESG vem se tornando um tópico cada vez mais abrangente e complexo. Por isso, é importante ter um desenvolvimento contínuo dentro do negócio para que a empresa esteja qualificada para atender as necessidades do planeta e das comunidades, e aberta para as oportunidades do mercado que utilizam as políticas de ESG como parâmetros para melhores negociações e investimentos. 

Conteúdos Relacionados

Utilizamos cookies para qualificar sua experiência nesta página e aperfeiçoar nosso site. Ao clicar em “ok, entendi”, você concorda com esta utilização. Mais informações podem ser obtidas em nossa Política de privacidade.