Se a sua empresa possui vínculo com transações financeiras internacionais ou utiliza a moeda americana como forma de pagamento, é preciso ficar atento às movimentações globais sobre a desdolarização. Esse termo está em evidência no cenário econômico mundial e para construir um planejamento estratégico eficaz é importante entender como considerar essa informação na elaboração das estratégias de 2024.
O dólar americano foi a moeda oficial das transações comerciais em todo o mundo nas últimas décadas, mas nos últimos anos alguns países estão deixando de utilizar a moeda americana, criando um movimento que vem ganhando força no cenário internacional. Nas últimas semanas, foi anunciado que os BRICS já estão estudando uma nova moeda para suas negociações comerciais, o que vai impactar diretamente o mercado financeiro do Brasil.
Tá, mas o que o seu planejamento estratégico tem a ver com isso?
Estrategistas do JPMorgan, maior banco norte-americano, disseram que já estão surgindo sinais da desdolarização na economia. Além do aumento de juros nos EUA, os dados divulgados mostram uma queda na participação do dólar no volume de moedas negociadas e nas exportações globais, como informa a CNN Brasil. Essas informações ligam um alerta para empresas brasileiras que negociam ou compram produtos na moeda americana sobre o impacto dessas transações do seu negócio.
Considerando que o planejamento estratégico é um guia para o negócio, não prever essas movimentações do mercado financeiro global pode afetar diretamente seu negócio e os seus consumidores.
O mais importante agora é mapear e entender quais serão os impactos de uma possível decisão contra a moeda americana e como seu negócio pode tirar vantagem disso. Ter essa possibilidade mapeada vai ajudar nas metas de faturamento e no investimento comercial, criando estratégias de vendas mais coerentes com o cenário econômico global e, consequentemente, o impacto local.
Tendo em mente que o planejamento estratégico da sua empresa precisa considerar todas as variáveis do mercado que está inserido, estar preparado para as mudanças do comércio exterior é o diferencial de marcas que desejam alcançar os novos parâmetros financeiros.